ORAÇÃO FÚNEBRE PROFERIDA PELO PRESIDENTE DA ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS JURÍDICAS – ACALEJ, O ACADÊMICO JOSÉ ISAAC PILATI, OCUPANTE DA CADEIRA N° 02 (PATRONO JOSÉ ARTUR BOITEUX), NAS EXÉQUIAS DO EX-PRESIDENTE E FUNDADOR DA ACADEMIA, ACADÊMICO CESAR LUIZ PASOLD, EM 25 DE ABRIL DE 2022, NO CEMITÉRIO DO ITACORUBI EM FLORIANÓPOLIS/SC.
Excelentíssima Confreira Vice-presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas Elizete Lanzoni Alves; Excelentíssimo Diretor Executivo da ACALEJ Ricardo José da Rosa; Excelentíssima Diretora Financeira da ACALEJ Alexandra Candemil; Excelentíssimo senhor Senador da República Esperidião Amin Helou Filho; Excelentíssimo senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina Desembargador João Henrique Blasi; Excelentíssimo Vice-presidente da OAB/SC Advogado Eduardo Melo e Souza na companhia do ex-presidente Rafael Horn; Excelentíssimo Presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina Cássio Fernando Biffi; Excelentíssimo Vice-diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Dr. Samuel da Silva Mattos; Excelentíssima Presidente da Academia de Letras de Palhoça escritora Sônia Ripoll Lopes; Excelentíssimo Presidente da Academia de Letras de Imbituba escritor Odair Ribeiro; Excelentíssimo senhor Fernando Ferreira de Melo e sua esposa Ana, diletos amigos de Cesar Luiz Pasold; diletos confrades da ACALEJ: Ubaldo Cesar Balthazar magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina; Aristides Cimadon, Magnífico Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Joaçaba; Antônio Carlos Wolkmer Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESC de Criciúma; Nelson Juliano Schaefer Martins, Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo, Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, Carlos Alberto Pereira de Castro, Cesar Amorim Krieger, Marcos Leite Garcia, Ruy Samuel Espíndola, Umberto Grillo, Cláudio Eduardo Regis de Figueredo e Silva, Paulo de Tarso Brandão, Gilson Jacobsen, João Batista Lazzari, Ângela Maria Konrath, Davi do Espírito Santo e Orlando Luiz Zanon Júnior; distintos familiares: Rosangela e Amanda, Andrea e Péricles, Cesar Luiz e Alessandra, Ralf e Mônica, Arthur, Ana Luíza e João Pedro; demais colegas, amigos, alunos e orientados do nosso pranteado imortal Cesar Luiz Pasold. Senhoras e senhores,
A Academia Catarinense de Letras Jurídicas aqui está em peso e pesarosa, sob a tenda mortuária de seu Presidente Perpétuo Cesar Luiz Pasold; a vê-lo portar as insígnias pela última vez, já na pose de descansar armas; consciente, porém, de que ele ficará conosco, porque a ACALEJ é a sua casa na imortalidade. Cumpre-nos, enquanto dura acesa esta tênue chama de adeus, recompor para a eternidade a sua alma e o seu corpo, que hoje se incorporam à viva tradição da sua Academia Catarinense de Letras Jurídicas.
Garcia Lorca foi o poeta que flagrou a alma neste momento de sombra, em que as palavras bruxuleiam luz fugidia; quando ela se esgueira como a desmoronar-se desde alfabeto – em névoa de livros e de palavras. É quando o próprio amor desaba como uma pilha de letras vazias, ou como diria Fernando Pessoa, entre o vestígio e a bruma. Ali somente ali se percebe que a substância dela é de lágrimas e que ela escorre, perpetuamente, sob o silêncio musical de los ojos de Diós, lá onde nasce: a alma dos pássaros.
Ei-lo silente, e João Cabral a dizer: Ajunta os carregadores que o corpo que quer ir embora. Mas não sem antes dizer que Pasold seguiu os passos de José Boiteux. Foi dos fundadores e primeiro presidente da ACALEJ; fundador, primeiro diretor da ESA/OAB/SC; dos fundadores e professor do Curso de Doutorado em Direito da UFSC, Coordenador do Programa; dos fundadores, professor, Coordenador e honoris causa da Pós-graduação da UNIVALI; e do Mestrado da UNISUL em Relações Internacionais.
Presença firme, viril e responsável. Honorabilidade escrupulosa, agenda indefectível, mão segura para os orientados. Mestre em Direito sob a batuta de Osvaldo Melo, o grande nome da política jurídica; Doutor sob a direção de Dalmo de Abreu Dallari, aquela fortaleza da coragem civil. Foi advogado condecorado, Comendador do IASC e coordenador da elaboração da legislação sanitária do Estado e de Florianópolis, à luz do Mestrado em saúde pública na USP. Juiz Eleitoral no quinto saiu de medalha no peito.
Nos últimos anos teve em Rosangela amor e carinho; em Andrea e Cesar Luiz amor, amizade e orgulho; no Ralf a doçura nos anos da maturidade; e nos netos Arthur, Ana Luiza e João Pedro o seu encantamento, com a gratidão e o carinho do genro Péricles, da nora Alessandra, da enteada Amanda. Em todo lugar era sempre uma presença festejada, por amigos, confrades, colegas, alunos e admiradores. Pesquisador, escritor e professor, enfim, deixa um legado indiscutível para a Educação Jurídica e a Ciência do Direito.
Aqui estão sobre o caixão as suas insígnias de Presidente da nossa Academia. Brilha nelas espiritualidade na matéria fria, generosidade com os necessitados, e o pano vermelho é o manto de Cesar nas mãos de Marco Antônio: no coração da república constitucional dos brasileiros. Agora a ACALEJ é a sua casa para sempre. O seu corpo sai de cena; e é a sua alma que retorna da sombra funéria, rediviva, recuperada e restabelecida, letra por letra numa salva de palmas, demorada, respeitosa e primordial.
Muito obrigado!